quarta-feira, 6 de maio de 2009

O pentagrama e o Homem


O Pentagrama é o símbolo de toda criação mágica. Suas origens estão perdidas no tempo. O Pentagrama é conhecido como a estrela do microcosmo, ou do pequeno universo, a figura do homem que domina o espírito sobre a matéria, a inteligência sobre os instintos.
O Pentagrama representa o próprio corpo, os 4 membros e a cabeça. É a representação primordial dos 5 sentidos tanto interiores como exteriores.

Além disso, representa os 5 estágios da vida do homem:

Nascimento - O início de tudo.
Infância - Momento onde o indivíduo cria suas próprias bases.
Maturidade - Fase da comunhão com as outras pessoas.
Velhice - Fase de reflexão, momento de maior sabedoria.
Morte - Tempo do término para um novo início.

Cada uma das pontas possui um significado particular:

Ponta 1 - Espírito
Ponta 2 - Terra
Ponta 3 - Ar
Ponta 4 - Fogo
Ponta 5 - Água

O girasSOL


O girassol tem esse nome porque sempre acompanha o percurso do sol. Ele precisa da sua luz.
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.



“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida”.
(João 15.5)

O significado da Flor de Lótus





Os chineses tinham uma interpretação um tanto quanto exótica. Associavam a flor ao órgão genital feminino.
Segundo informam os pesquisadores franceses Jean Chevalier e Alain Cherbrant no livro dicionário de símbolos, na China antiga não havia elogio melhor para uma cortesã do que ser chamada de “lótus de ouro”. Explica-se assim porque entre os chineses a planta é associada ao nascimento e a criação. Mesmo assim o lótus não deixa de contribuir religiosamente para a tradição religiosa daquele país. A deusa do amor e da compaixão Kuan Yin - a mais venerada entre as divindades chinesas femininas, é representada com flores de lótus ainda fechadas nas mãos e nos pés. Como o botão da flor tem o formato de coração, os fiéis acreditam que a planta teria o dom de aflorar os sentimentos amorosos. Os chineses acrescentam ainda outras qualidades preciosas à lótus. Segundo eles, a haste dura simboliza a firmeza, a opulência de sementes estaria relacionada a fertilidade e prosperidade, as folhas - como nascem juntas - indicariam felicidade conjugal. O passado, presente e o futuro também estão simbolizados respectivamente pela flor seca, pela aberta e pela semente que irá germinar.
Além de tudo, segundo a medicina chinesa, a planta é consumida principalmente como chá por possuir qualidades terapêuticas que vão desde a cura de doenças renais e pulmonares até o combate do estresse e insônia.